Por mais cuidado que se tenha, por mais que você tome todas as precauções, é inevitável que todo mundo fica ao menos um pouco doente uma vez ou outra.
Isso se aplica inclusive às crianças, que possuem um sistema imunológico menos experiente, o que não significa que elas devam viver em uma bolha, já que ser criança também é brincar muito.
Então, o importante é somente cuidar das crianças quando estiverem mais doentinhas.
Por isso, o artigo de hoje te ensina como dar remédio para criança.
Há muitas formas de fazer desse momento menos doloroso para todos, como explicando a importância do remédio para a criança, usando incentivos ou até misturando com a comida.
Mas cuidado! Dar remédio pode se tornar um momento mais leve, mas ainda assim não pode ser considerado de forma trivial, principalmente se for um remédio mais forte.
Continue lendo e saiba mais dicas sobre como dar remédio para criança!
Tenha uma Atitude Positiva
Desde bebês mais novos até crianças maiores, elas vão ficar desmotivadas se notarem o seu desânimo, por isso, mesmo que você esteja cansada ou sem paciência, tenha uma atitude positiva.
Se a sua mentalidade estiver leve, se você se mostrar tranquila, seu filho vai entender que não há nada de errado com esse momento e se sentirá mais confortável.
Só não exagere, se você se mostrar muito feliz e animada e a criança tomar o remédio com gosto ruim, ela pode ficar chateada com você.
A ideia é passar calma e tranquilidade, para que o seu filho entenda que está tudo bem.
Claro que o famoso aviãozinho pode ser usado, ou algum método parecido que vá dar um ar mais leve para a hora do remédio.
Isso ajuda a deixar a criança mais tranquila na hora de tomar o remédio.
Explique a Importância do Remédio
Pode ser a forma mais eficaz, se você explica para o seu filho o motivo pelo qual ele está tomando o remédio, ele pode entender, e mesmo que não goste, aprenderá a aceitar.
Pode parecer bobeira para alguns ter que ficar falando que o remédio é bom e vai ajudar, mas pode fazer toda a diferença.
Você tem que se lembrar que o seu filho estará doente, ele sabe que não está bem, seja porque esteja sentindo uma dor ou um desconforto.
Ao explicar que o remédio será a solução para aquele mal-estar, explicando que o fará se sentir melhor, a criança ficará mais aberta ao remédio.
Deixe o seu Filho Participar
Os remédios podem vir com diferentes sabores e em diferentes formatos, como xarope no copinho, seringa ou comprimido.
Se o seu filho já estiver maiorzinho para entender, explique para ele as vantagens de cada forma, fale sobre os diferentes sabores.
Você também pode deixar que a criança opine no horário de tomar o remédio, se for possível.
Você pode até deixar que ela escolha uma colher divertida, pode ser uma colher dosadora de leite, por exemplo.
Ou então a criança pode colar adesivos na seringa, para ficar mais divertido.
Deixe que o seu filho faça a escolha consciente dele, assim ele pode escolher o que ele se adaptará melhor, tanto no método quanto no sabor e no horário.
Além disso, deixar o seu filho participar fará com que ele se sinta como parte desse processo, não parecendo que foi algo que lhe foi forçado, aumentando as chances de aceitação do remédio.
Recompensa
Você pode usar o método de recompensa de duas formas.
Primeira: você pode usar um calendário para os dias que o seu filho tem que tomar o remédio e lhe prometer uma recompensa após um certo número de vezes em que o remédio for tomado.
Assim, você incentiva que o seu filho tome o remédio para poder ganhar a recompensa.
O número mínimo para ganhar a recompensa fica a seu critério, mas lembre-se que para um número grande, a recompensa deverá ser melhor, já para um número muito pequeno, você poderá fornecer uma recompensa menor.
Segunda: você pode separar uma bebida ou comida que o seu filho goste muito e prometer dá-lo após ele tomar o remédio.
Assim, ele pode “limpar o gosto da boca” com o que ele gosta e ainda assim vai se sentir recompensado.
Coloque o Remédio na Comida
Se o remédio for muito ruim e o seu filho não engolir de jeito nenhum, você pode verificar com o médico se é possível colocar na comida.
No caso de um comprimido, por exemplo, corte o em pedaços bem pequenos e misture na comida, garantindo que a criança coma tudo.
Uma cápsula, por exemplo, talvez pode ser aberta e o pó misturado com uma comida ou bebida.
Se for um remédio líquido, você pode tentar diluir ou verificar com o médico se é possível misturar com outra bebida que disfarce o gosto.
Mas lembre-se que dificilmente o gosto do remédio sumirá, ele será misturado, incorporado à outra bebida, então tome cuidado para não fazer uma mistura que acabe ficando com um sabor ainda pior.
Evite misturar o remédio em uma quantidade muito grande, seja de comida ou de bebida, pode ser mais difícil de fazer o seu filho comer ou beber tudo do que se for uma quantidade menor.
Você também pode, caso esteja dando o remédio em uma colher, cobri-la com uma camada leve de mel ou achocolatado e colocar o remédio por cima, para que o seu filho sinta primeiro o sabor agradável na boca.
Facilitando para Engolir o Comprimido
O comprimido pode ser uma boa opção para evitar o gosto ruim, mas algumas crianças podem ter dificuldades para engoli-lo.
Crianças a partir de 4 anos já podem engolir comprimidos, antes disso, consulte o pediatra.
Mas a partir dessa idade, para ajudar o seu filho a começar a engolir o comprimido, você pode dividi-lo em partes menores, ou colocá-lo em um pedaço de gelatina.
Ou você pode ainda, molhar um pouco o comprimido na água para que ele escorregue mais fácil.
Com essas técnicas, você pode ir ajudando o seu filho a se acostumar a engolir o comprimido até que ele não precise mais de ajuda.
Coçar Abaixo do Queixo
Você também pode experimentar dar o remédio à criança e depois fazer um carinho ou uma coceguinha abaixo do queixo da criança.
Com isso, a criança involuntariamente irá engolir o remédio.
Essa técnica pode ser eficaz, mas a criança pode não gostar nada, podendo causar uma certa irritação no seu pequeno.
Por isso, deixe essa técnica mais para o fim da lista e use-a mais como último recurso, a menos que o seu filho não se importe.
Peça Ajuda ao Pediatra
Caso nada acima tenha dado certo, você pode verificar com o pediatra se é possível um remédio alternativo, ou talvez um concentrado que possa ser tomado em menos doses, ou um diluído para ser tomado em mais doses.
Você pode também procurar uma farmácia que possa adicionar sabor ao remédio e assim facilitar a aceitação do seu filho.
Cuidados para Dar Remédio ao Seu Filho
Há alguns cuidados que devem ser tomados para dar remédio a uma criança. Confira abaixo!
- Não jogar o remédio no fundo da garganta para evitar que a criança se engasgue.
- Mantê-la sentada ou em uma posição reta para evitar que se engasgue, pode ser em uma cadeira de alimentação.
- Não dar uma quantidade maior do que a criança consegue engolir.
- Não tentar forçar a criança a engolir.
É muito importante se atentar ainda para que, caso a criança engasgue um pouco ou cuspa o remédio, você deve verificar com o médico como proceder.
Como a criança já terá ingerido uma quantidade de remédio, pode não ser recomendado tomar mais para não ficar uma dose excessiva.
Então, Como Dar Remédio para Criança?
Procure manter um ambiente leve para dar o remédio, permita que a criança tome o máximo de decisões possíveis e incentive o seu filho.
Explique a ele a importância do remédio, para que ele participe desse momento e entenda por que o medicamento é bom para ele.
Você pode ainda procurar por técnicas para suavizar o gosto ou alternar com algo gostoso para facilitar a aceitação.
Lembre-se de tomar os devidos cuidados para que a criança não engasgue e consulte o médico em caso de maiores dúvidas.