O cravo ou o cravo-da-Índia é muito conhecido por nós por estar presente principalmente nos doces como os doces de banana e abóbora, dando um gostinho especial.
Além disso, é muito comum o usarem para fazer chá, por ter muitos benefícios à saúde.
Mas, durante a gestação, nos perguntamos se esses benefícios também se aplicam a essa fase, ou se corremos algum risco.
Por esse motivo, para te ajudar, decidi fazer uma pesquisa com amigos da área da saúde, para saber se grávida pode comer cravo, se há alguma restrição do uso da planta e quais os seus benefícios.
Então, leia até o final com atenção para saber mais sobre o consumo do cravo durante a gravidez!
Grávida pode comer cravo?
O cravo, mais conhecido como cravo-da-Índia ou também como cravinho, é uma planta, geralmente utilizada em doces e chás.
Como citei acima, o cravo é muito comum de ser utilizado em doces e chás, sendo um alimento famoso por ser adicionado por exemplo na Canjica, comida típica brasileira.
Mesmo tendo um sabor incomum é perfeito e muito recomendado de ser adicionado principalmente em chás, pois possui diversos benefícios.
Porém durante a gestação é comum que as gestantes sintam muitas dúvidas e receios em relação ao uso do cravo e acabam deixando de utilizá-lo.
Mas, sim, grávida pode comer cravo, porém, a resposta varia de acordo com a forma que será consumido.
Grávida pode tomar chá de cravo?
Como foi citado, o chá de cravo é uma das principais formas de se utilizar o cravo, onde o cravo ganha espaço como alimento principal, geralmente o chá de cravo é feito por ser benéfico ou só pela degustação.
E é comum que a gente sinta muitas dúvidas sobre, já que sabemos que diversas plantas em forma de chá podem e tem ação abortiva, o que gera um enorme receio a gestante.
E o cravo é uma dessas plantas, não se deve consumir o chá do cravo-da-índia durante a gravidez porque é considerado abortivo e altamente metabólico.
E isso prejudica o organismo da gestante, já que não são recomendadas alterações bruscas nas funções metabólicas durante esse período.
Mas, o cravo sendo comido em poucas quantidades, como nos doces ou em saladas podem ser consumidos.
Benefícios do cravo na gravidez
O cravo, por ser uma planta, é comum que possui diversos benefícios, principalmente para a gestante e bebê e a saúde de ambos, mas é claro que deve-se consultar um médico antes do consumo do cravo.
- Ajuda inflamações e dores: o cravo tem propriedades que têm ações combatentes a dores e inflamações, principalmente quando em forma de óleo o cravo ajuda a amenizar, até mesmo dores como dor de dente (como aqui é em forma de óleo deve-se consultar o médico a quantidade indicada).
- Ajuda na cicatrização e infecções: o cravo possui uma ação antisséptica, que auxilia no processo da cicatrização, e previne inflamações ou infecções, também podendo ser anti bacteriano e fúngico.
- Ajuda o pulmão e músculos: tendo ação relaxante o cravo pode ser um ótimo analgésico, ajudando as dores e causando o relaxamento muscular, além disso também pode ajudar a tratar problemas respiratórios (no pulmão).
- Ajuda na digestão: o cravo é totalmente rico em fibras, que por sua vez, ajudam no bom funcionamento intestinal e o fluxo suave, além de ativar as enzimas, que ajudam no bom funcionamento do estômago e intestino.
- Ajuda a prevenir o câncer: algo que poucos sabem é a ajuda na prevenção do câncer, o cravo possui grandes concentrações de compostos fenólicos e ação antioxidante, que protege o corpo de doenças crônicas graves.
Conclusão
Depois de ter lido tudo o que te falei sobre se grávida pode comer cravo, espero ter conseguido te ajudar respondendo suas dúvidas.
Como você leu, o cravo pode ser consumido mas, nunca em forma de chá, pois pode causar muito mal a gestação, chegando a um aborto, principalmente se a sua gravidez for de risco.
Fora isso, ele pode ser consumido em poucas quantidades, como é presente em doces ou em algumas saladas, assim você consegue aproveitar os benefícios sem nenhum risco.