Qual o melhor anticoncepcional para não engordar?

por

Desde o começo da juventude, nós, mulheres, convivemos com uma dúvida: “Qual anticoncepcional tomar para não engordar?” Mas será que eles realmente causam aumento de peso?

Na verdade, o que acontece é que ao tomar anticoncepcionais você pode ter a falsa sensação de aumento de peso, devido a retenção de líquido causada por esse contraceptivo. 

Nesse artigo, reuni o conhecimento de todas as minhas experiências e conversas com o ginecologista para esclarecer esse MITO, que anticoncepcionais engordam, de uma vez por todas.

Como funcionam os anticoncepcionais?

O mito de que o anticoncepcional engorda.

O que fazer se o inchaço não passar após adaptação?

Qual anticoncepcional tomar para não engordar?

Como prevenir o aumento de peso ao tomar anticoncepcionais?

Como funcionam os anticoncepcionais?

Para sabermos se os médicos e a ciência estão certos, primeiro precisamos entender como os anticoncepcionais funcionam. 

Essas pílulas liberam hormônios sintéticos em nosso corpo, impedindo a ovulação e, por sua vez, impedindo também a gravidez.

Existem pílulas anticoncepcionais que levam uma mistura de hormônios diferentes e também pílulas que contém apenas um tipo de hormônio. 

Além disso, existem os chamados anticoncepcionais de barreiras, como camisinha e DIU (dispositivo intra uterino) de cobre, que não possuem nenhum tipo de hormônio.

O mito de que o anticoncepcional engorda.

É muito comum que os hormônios liberados em nosso corpo através dos anticoncepcionais acabam causando retenção de líquido, que deixa o corpo inchado e acaba dando a impressão de que engordamos. 

Normalmente esse inchaço passa após a adaptação do corpo ao novo anticoncepcional (cerca de 3 meses).

Porém é importante ressaltar que nem todos os anticoncepcionais causam essa retenção de líquido, alguns contém hormônios que ajudam justamente a eliminar o inchaço causado pelo período menstrual.

O ideal antes de escolher seu anticoncepcional é sempre consultar seu ginecologista, pois como cada corpo reage de uma forma diferente, seu médico conseguirá prescrever o contraceptivo mais indicado para o seu corpo.

O que fazer se o inchaço não passar após adaptação?

Se você estiver mesmo seguindo a mesma rotina e hábitos.

 Não estiver comendo mais do que quando começou a tomar as pílulas e estiver se exercitando. 

Ou notar incidência de outros efeitos colaterais como cólicas, náuseas, dores de cabeça, sensação de peso nas pernas.

E mesmo assim o peso continuar a subir, procure seu ginecologista para apurar o motivo desses sintomas ou até mesmo trocar o método contraceptivo.

Qual anticoncepcional tomar para não engordar?

Os melhores anticoncepcionais para não engordar são os que possuem baixos níveis de hormônios, que costumam apresentar menos efeitos colaterais.

Mas você também pode optar por métodos contraceptivos que não possuem hormônios como o DIU e o diafragma. 

Em casos mais definitivos existe a opção também de uma cirurgia de laqueadura, que ao contrário da vasectomia masculina, não é reversível.

Como prevenir o aumento de peso ao tomar anticoncepcionais? 

Agora que você já sabe que essa sensação de aumento de peso é exibida pelo inchaço do corpo, basta tratar esse inchaço.

É importante que você passe a fazer uso de alimentos diuréticos para ajudar a eliminar o líquido em excesso do organismo, opte sempre por alimentos naturais como frutas e verduras ricas em água, como melancia, espinafre, alho poró, melão, salsa, etc.

A prática de exercícios físicos também é fundamental para desinchar.

Além das críticas gerais para retenção de líquidos, para cada tipo de anticoncepcional existe uma frequência de exercícios recomendada.

Para os anticoncepcionais orais, é indicado que se faça meia hora de caminhada diariamente. Isso é o suficiente para aumentar a circulação sanguínea e, assim, diminuir a retenção de líquidos.

Já para as injeções anticoncepcionais, é indicado que se faça exercícios que aumentem os batimentos cardíacos, como corrida ou spinning. A recomendação é que se faça 1 hora por dia, pelo menos 5 vezes por semana.

Além disso, existem como opções de tratamento em clínicas de estética, como drenagem linfática e pressoterapia.

O que fazer a seguir

A sensação de aumento de peso é uma ilusão causada pela retenção de líquido, então procure se hidratar bastante e manter uma rotina alimentar saudável.

Lembre-se que além da preocupação com o peso, existem outros fatores a se considerar quando for escolher um anticoncepcional. Por isso, sempre procure um ginecologista antes de se medicar.

Se você sentiu que seu anticoncepcional não fez efeito e está preocupada com uma possível gravidez, não deixe de ler nosso artigo Quanto custa um teste de gravidez.

Marcia Toledo

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.