Quando somos mães nós brincamos que “meu bebê é tão calminho que nem chora”.
Mas, muitas vezes, acabamos nos questionando se é realmente normal o bebê não chorar.
Então, para ajudar vocês, decidi perguntar a uma amiga que é pediatra se é normal ou não o bebê não chorar e porque isso acontece.
Por isso, no artigo de hoje vou te explicar o que pode acontecer quando o bebê não chora e quais são as causas disso, é só conferir abaixo!
O que pode acontecer quando o bebê não chora?
Não precisa se desesperar, a falta de choro é muito comum, às vezes é apenas pelo fato do seu bebê não saber ainda chorar.
Por incrível que pareça isso é muito comum e às vezes o bebê só está aprendendo como chora e por que/quando chorar.
E essa vida onde o bebê não se comunica vai ser difícil sim para a mamãe conseguir distinguir quais os suprimentos que faltam para o bebê.
Por isso, abaixo irei falar mais sobre.
Por que meu bebê não chorou ao nascer?
As mães acreditam que os bebês assim quando nascem choram, porém é muito comum que os bebês não chorem ao nascer.
O parto gera um estresse muito grande nos bebês, então esse estresse gera um trauma que faz com que o bebê acabe não chorando.
Outro motivo pode ser apenas porque seu bebê é muito calmo e sonolento, então preferiu não chorar ao nascer.
E caso ele não tenha chorado ao nascer pode deixar que o médico ou enfermeira irá ajudar fazendo o máximo para o bebê chorar e limpar suas vias respiratórias.
Já os bebês que nasceram por cesárea acabam tossindo e bocejando mais do que chorando, porém a falta do choro pode ser indicação de problemas de saúde.
Mas, fique calma, que o médico irá notar e logo pedir exames para saber o que está acontecendo com o bebê.
Como saber quais necessidades o bebê está tendo?
Nessa situação onde o bebê não chora não tem como a mamãe identificar qual é a necessidade que o bebê está tendo pelo tipo de choro do recém-nascido.
Por isso, irei ajudá-lo falando como se orientar e descobrir o que está passando com o bebê.
Fome:
O bebê pode demonstrar vários sinais quando está com fome, são eles:
- Virar a cabeça tentando achar o peito: Quando os bebês nascem eles têm um instinto de quando estão com fome procurar o peito da mamãe para mamar.
- Estar agitado: Esse é o mais comum que também pode ser outras coisas além da fome, como fralda suja, dores ou cólicas.
- Fazer o mesmo movimento de mamar com objetos: O bebê fazer o movimento de mamar com objetos ou mão, é um sinal simples de ser reconhecido, pois o bebê estará fazendo o mesmo movimento que ele faz no peito.
Sono:
O bebê tem sinais de sono bem mais frequentes e notórios, ou seja, basta apenas um pouco de atenção e será fácil de reconhecer.
- Olhos pesados: O bebê está coçando os olhos, piscando lentamente e tenso é um sinal de sono.
- Olhos bem fechados: O bebê estar com os olhos bem fechados por conta do peso das pálpebras, bocejar com frequência e demonstrar tentativas de manter os olhos abertos é um sinal de muito sono.
Fralda Suja:
Sempre que o bebê estiver com fralda suja ele pode demonstrar um incômodo.
- Tensão: O que muitas vezes faz os bebês chorarem é a fralda suja, mas os bebês que não choram demonstram apenas incômodos e inquietude.
- Bebê irritado: Muitas vezes o bebê quando está com a fralda suja demonstra tensão e irritabilidade, até mesmo alguns puxam e tentam tirar a fralda.
Conclusão
Depois de ter conferido tudo que te expliquei espero ter conseguido tirar as suas dúvidas e preocupações de porque o seu bebê não chora.
Como você viu, é normal que alguns bebês não choram, inclusive na hora da parto, então caso tenha algo errado o médico irá te avisar.
Com essas dicas que eu te dei de como perceber o que o seu bebê quer e/ou precisa, mesmo ele não chorando, espero ter conseguido facilitar a sua vida.
Veja também se é normal o bebê perder o fôlego ao chorar em um artigo completo.